sexta-feira, 17 de junho de 2011

The Wall

Tem álbuns que marcam épocas, isto é possível através da conexão formada entre as letras, melodias, banda e público em um contexto histórico.
Na década de 80, a banda inglesa Pink Floyd, lança o álbum de rock progressivo, The Wall, considerado por muitos o melhor já lançado pelo grupo, um clássico do rock e suas músicas, uma inspiração para os músicos contemporâneos.


Roger Waters

O conceito deste álbum, tal como a maioria das músicas, pertence a Roger Waters (compositor, vocalista, baixista e um dos fundadores da banda). A história retrata em ficção a vida de um anti-herói ("Pink") que é martelado e espancado pela sociedade desde os primeiros dias da sua vida: sufocado pela mãe, oprimido na escola, ele constrói um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade, e refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. Durante uma alucinação provocada pela droga, Pink transforma-se num ditador fascista apenas para que a sua consciência rebelde o ponha em tribunal, onde seu juiz interior ordena-lhe que mande abaixo o seu próprio muro e se abra para o mundo exterior. 
A história conceptual para o álbum também serviu de inspiração para a produção do filme sob o título "Pink Floyd: The Wall", em 1982, tendo como trilha sonora, inteiramente, o álbum "The Wall"(ver imagem à direita).

O Grupo Arte em Movimento, entrou no espírito desta obra-prima do rock e em consonância à Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente, está produzindo, sob a direção geral e coreográfica de Black Escobar, um de seus mais novos espetáculos: "Tudo a Declarar". Os ensaios já estão acontecendo e a estréia é prevista para o 9º Festival Estudantil de Teatro e Dança, em agosto. Contamos com todos lá para prestigiar!


Por Jackson Carvalho


quarta-feira, 15 de junho de 2011

9ª Mostra Brasileira de Dança


Grupo Arte em Movimento

No período de 10 a 17 de Julho, será realizada a 9ª Mostra Brasileira de Dança, na cidade do Recife (PE), e contará com uma programação cheia de novidades. Uma delas é a participação do IFPE/Campus Recife no evento, onde o Grupo Arte em Movimento estará, dia 15 de Julho, apresentando "A Nova que a Bossa tem", espetáculo premiado no Festival Estudantil de 2010 com o Prêmio Destaque em Dança pela Direção de Arte e Elementos do Espetáculo no Conjunto da Obra, este será apresentado no mesmo lugar onde estreou, Teatro Barreto Júnior, Bairro do Pina.

 A 9ª MBD contará ainda com a participação do espetáculo "Sob a Pele", no mesmo lugar onde o GAM se apresentará, com a interpretação da bailarina Patrícia Pina, esposa de BE, que também coreografou o mesmo.
O evento contará ainda várias oficinas de iniciação em dança, ministradas por renomados professores nas áreas do clássico, neo-clássico, afro, rua, salão, moderno e contemporânea. As inscrições são gratuitas e estão ocorrendo nos locais das oficinas. A Oficina de Dança Afro que será ministrada pelo Professor Tiago Ferreira, acontecerá no Núcleo de Arte e Cultura do IFPE-Campus Recife, de 11 a 15 de Julho, os interessados devem correr, pois são apenas 25 vagas. Maiores informações no NAC/IFPE - Recife, telefone: (081) 2125 1655 /  (081) 2125 1615 


Vídeos da apresentação do espetáculo " A Nova que a Bossa tem" no Festival Estudantil de Teatro e Dança de 2010






Por
Jackson Carvalho

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Dance!

Olá a tod@s!

Esta é a primeira postagem deste blog e nada melhor para começar, que o assunto principal do mesmo: DANÇA!

Do Latim DANSARE
Para o Dicionário inFormal, Dança é o movimento sequencial ritimado do corpo, ao som de uma música. 

Este movimento ritmado é a linguagem corporal que atravessa séculos. 
Desde a antiguidade era utilizada como forma de culto aos deuses pelos egípcios. Na Grécia, a dança era vinculada aos Jogos Olímpicos. É instrumento sempre presente entre os grupos índigenas. Nas religiões afro-ameríndias serve como forma de culto aos orixás. É a valsa que celebra a formatura de alguém ou o casamento entre duas pessoas. Portanto, até hoje é uma das principais manifestações culturais da humanidade!

Cena do filme "Cantando na Chuva"

A dança é a forma de expressão humana que tem mais variantes: Clássica, Popular, Contemporânea, Jazz, Salão, etc. E por isso tem várias representações famosas presentes em filmes e peças teatrais; quem nunca viu Charles Chaplin cantando e dançando na chuva , Michael Jackson e seu famoso Moonwalk ou até mesmo Madonna chocando o mundo com suas músicas e coreografias ? Quem nunca assistiu a algum musical ou no mínimo não lembra daquela dancinha no final de Dirty Dancing com Patrick Swayze e Jennifer Grey (a música é (I’ve Had) The Time of My Life, só para recordar) ou da história daquela garota que faz uma audição para uma companhia de sua cidade ao som de What a Feeling... em Flashdance, nos anos 80.
Cena do filme " Flashdance"

Fica claro então que um dos elementos de mais importância na dança é a música, pode-se dizer que a dança é quem a veste, como em um desfile de moda: os passos são as peças de roupa, o modelo é o bailarino e a passarela é o palco, ou não, visto que se pode dançar em qualquer lugar, basta querer.

Não menos importante, deve-se lembrar que é uma atividade bastante saudável para os seus praticantes. Muito bom isso!

Contudo, dando início a esse pequeno espaço, venho apresentar-lhes o Grupo de Dança Arte em Movimento do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco que traz como expressão o que há de maior em seu nome, a Arte. 
Dança é Arte, portanto DANCE!


Por
Jackson Carvalho