terça-feira, 26 de julho de 2011

Arte em Movimento na 9ª MBD

Olá a todos, desculpem a demora para postar. Estava recolhendo algumas imagens de  "A Nova Que A Bossa Tem" na 9ª Mostra Brasileira de Dança, para publicar aqui e falar um pouco como foi o dia do evento.

Como divulgado em post anterior, no dia 15 de Julho, o Teatro Barreto Júnior foi o palco para os espetáculos "Sob a Pele" da DANTE - Cia de Teatro e Dança e "A Nova Que a Bossa Tem" do Grupo Arte em Movimento, ambos sob a direção de Black Escobar, homenageado da noite com uma exposição comemorativa pelos seus 30 anos de carreira intitulada: "E Assim Se Passaram 30 anos...".

A noite começou com a estréia do solo "Sob A Pele" da bailarina e intérprete Patrícia Pina Cruz, da DANTE - Cia de Dança e Teatro. O espetáculo de aproximadamente 30 minutos fez os espectadores megulharem no mundo da lembrança, sensação, do movimento corporal agragando os sentimentos e valores, codificados pela marca do tempo.

  Em seguida, o Grupo Arte em Movimento deu início "A Nova Que A Bossa Tem", um espetáculo de dança contemporânea, mas com elementos do teatro, uma homenagem à Bossa Nova, traçando um panorama da história deste movimento musical vivido no Rio de Janeiro na década de 1950. Com uma linguagem corporal divertida, o objetivo é valorizar a harmonia e a beleza das melodias daquela época. O mesmo sofreu algumas adaptações na parte coreográfica e visual, mas que de qualquer forma enriqueceram ainda mais a proposta que é homenagear este movimento musical tão especial.
Até o coreógrafo e diretor Black Escobar não se segurou e dançou junto aos seus bailarinos a coreografia do jazz na música "A Influência do Jazz" de Carlos Lyra, que faz parte da trilha do espetáculo.

Algumas fotos do grupo em cena(em baixa resolução, por enquanto) e dos bastidores:



"Só Tinha de Ser Com Você"



"Samba de Uma Nota Só"
"Carta Ao Tom 74"





Em breve atualizo com mais fotos e vídeos...
Por Jackson Carvalho

sexta-feira, 1 de julho de 2011

"E assim se passa mais um ano..."

Hoje é um dia muito especial para nós, amantes da arte, pois celebramos mais um ano de vida do grande coreógrafo, bailarino, ator, diretor, entre muitas outras atribuições, Black Escobar.
Dono de uma grande criatividade, carisma, simpatia e dedicação, Black acumula importantes momentos na história da dança em Pernambuco, e também por aí a fora. Irei citar alguns...


BLACK ESCOBAR EM "O BECO"

Completando hoje, 1 de Julho, 56 anos, BE já escreveu várias linhas na história da arte em PE. Ao longo de todos esses anos já participou de vários espetáculos, ministrou diversos cursos e oficinas de dança e teatro, além de sempre estar pronto a aprender novidades e assim aprimorar a sua técnica.



AULAS E ENSAIOS. ACADEMIA ARTE E MOVIMENTO


"SE EU QUISER FALAR COM DEUS" MEC/Brasilia.


"RAÇA BRASIL"

"COMUNHÃO"
 Formado em dança pela Universidade Federal da Bahia, começou no Jazz, passou pela dança clássica, popular, contemporânea... Hoje é diretor e coreógrafo da  D.A.N.T.E. - Cia. de Dança e Teatro e do Grupo Arte em Movimento do IFPE, onde também é coordenador do Núcleo de Arte e Cultura do Instituto, cargo que cabe inegavelmente a pessoa de Black.


"VITALINOS" - GRUPO ARTE EM MOVIMENTO. DIREÇÃO E COREOGRAFIA DE BLACK ESCOBAR

JUNTO AOS BAILARINOS DO GRUPO ARTE EM MOVIMENTO NO FIG 2010
 Neste dia, não poderíamos deixar de citar e agradecer a uma das pessoas mais importantes da vida de nossa estrela, sua esposa, e também bailarina e coreógrafa, Patrícia Pina Cruz. Obrigado por inspirar e colaborar com nosso "Mestre dos Passos" a contribuir com o desenvolveimento da arte em todos nós.

PATRÍCIA E BLACK. (Foto pessoal)

PATRÍCIA E BLACK EM "ENCONTROS"
 Contudo, o aniversariante ganha mais uma primavera e nós que festejamos juntos à arte.

Termino esta singela homenagem com uma crítica de Valdi Coutinho e aproveito para convidar todos a participarem da Exposição "E assim se passaram 30 anos...", onde serão exibidas algumas destas imagens e muitas outras, além de vídeos, programas e banners em comemoração aos 30 anos de carreira do nosso aniversariante, nos dias 14 e 15, Teatro Barreto Júnior, na 9ª Mostra Brasileira de Dança, no dia 15 haverá apresentações dos espetáculos "Sob a Pele", por Patrícia Pina Cruz, e em seguida, "A Nova que a Bossa tem", do Grupo Arte em Movimento, todos sob a direção de BE.

Desejo ao "mestre dos passos", Black Escobar, muita felicidade, saúde e força para permanecer junto a nós e assim nos presentear cada vez mais com sua arte e talento.

“Black Escobar foi acumulando nos últimos anos, significativas marcas por colocá-lo entre os profissionais mais sérios e criativos e respeitados deste setor de produção artística, uma forma de reconhecimento ao mérito, trabalho e talento de quem tanto contribuiu nestas três décadas, para a renovação e o desenvolvimento da dança em Pernambuco” (Valdi Coutinho – crítico de teatro e dança do Diário de Pernambuco) .



Por Jackson Carvalho