sexta-feira, 17 de junho de 2011

The Wall

Tem álbuns que marcam épocas, isto é possível através da conexão formada entre as letras, melodias, banda e público em um contexto histórico.
Na década de 80, a banda inglesa Pink Floyd, lança o álbum de rock progressivo, The Wall, considerado por muitos o melhor já lançado pelo grupo, um clássico do rock e suas músicas, uma inspiração para os músicos contemporâneos.


Roger Waters

O conceito deste álbum, tal como a maioria das músicas, pertence a Roger Waters (compositor, vocalista, baixista e um dos fundadores da banda). A história retrata em ficção a vida de um anti-herói ("Pink") que é martelado e espancado pela sociedade desde os primeiros dias da sua vida: sufocado pela mãe, oprimido na escola, ele constrói um muro em sua consciência para isolá-lo da sociedade, e refugia-se num mundo de fantasia que criou para si. Durante uma alucinação provocada pela droga, Pink transforma-se num ditador fascista apenas para que a sua consciência rebelde o ponha em tribunal, onde seu juiz interior ordena-lhe que mande abaixo o seu próprio muro e se abra para o mundo exterior. 
A história conceptual para o álbum também serviu de inspiração para a produção do filme sob o título "Pink Floyd: The Wall", em 1982, tendo como trilha sonora, inteiramente, o álbum "The Wall"(ver imagem à direita).

O Grupo Arte em Movimento, entrou no espírito desta obra-prima do rock e em consonância à Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Estatuto da Criança e do Adolescente, está produzindo, sob a direção geral e coreográfica de Black Escobar, um de seus mais novos espetáculos: "Tudo a Declarar". Os ensaios já estão acontecendo e a estréia é prevista para o 9º Festival Estudantil de Teatro e Dança, em agosto. Contamos com todos lá para prestigiar!


Por Jackson Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário