sexta-feira, 1 de julho de 2011

"E assim se passa mais um ano..."

Hoje é um dia muito especial para nós, amantes da arte, pois celebramos mais um ano de vida do grande coreógrafo, bailarino, ator, diretor, entre muitas outras atribuições, Black Escobar.
Dono de uma grande criatividade, carisma, simpatia e dedicação, Black acumula importantes momentos na história da dança em Pernambuco, e também por aí a fora. Irei citar alguns...


BLACK ESCOBAR EM "O BECO"

Completando hoje, 1 de Julho, 56 anos, BE já escreveu várias linhas na história da arte em PE. Ao longo de todos esses anos já participou de vários espetáculos, ministrou diversos cursos e oficinas de dança e teatro, além de sempre estar pronto a aprender novidades e assim aprimorar a sua técnica.



AULAS E ENSAIOS. ACADEMIA ARTE E MOVIMENTO


"SE EU QUISER FALAR COM DEUS" MEC/Brasilia.


"RAÇA BRASIL"

"COMUNHÃO"
 Formado em dança pela Universidade Federal da Bahia, começou no Jazz, passou pela dança clássica, popular, contemporânea... Hoje é diretor e coreógrafo da  D.A.N.T.E. - Cia. de Dança e Teatro e do Grupo Arte em Movimento do IFPE, onde também é coordenador do Núcleo de Arte e Cultura do Instituto, cargo que cabe inegavelmente a pessoa de Black.


"VITALINOS" - GRUPO ARTE EM MOVIMENTO. DIREÇÃO E COREOGRAFIA DE BLACK ESCOBAR

JUNTO AOS BAILARINOS DO GRUPO ARTE EM MOVIMENTO NO FIG 2010
 Neste dia, não poderíamos deixar de citar e agradecer a uma das pessoas mais importantes da vida de nossa estrela, sua esposa, e também bailarina e coreógrafa, Patrícia Pina Cruz. Obrigado por inspirar e colaborar com nosso "Mestre dos Passos" a contribuir com o desenvolveimento da arte em todos nós.

PATRÍCIA E BLACK. (Foto pessoal)

PATRÍCIA E BLACK EM "ENCONTROS"
 Contudo, o aniversariante ganha mais uma primavera e nós que festejamos juntos à arte.

Termino esta singela homenagem com uma crítica de Valdi Coutinho e aproveito para convidar todos a participarem da Exposição "E assim se passaram 30 anos...", onde serão exibidas algumas destas imagens e muitas outras, além de vídeos, programas e banners em comemoração aos 30 anos de carreira do nosso aniversariante, nos dias 14 e 15, Teatro Barreto Júnior, na 9ª Mostra Brasileira de Dança, no dia 15 haverá apresentações dos espetáculos "Sob a Pele", por Patrícia Pina Cruz, e em seguida, "A Nova que a Bossa tem", do Grupo Arte em Movimento, todos sob a direção de BE.

Desejo ao "mestre dos passos", Black Escobar, muita felicidade, saúde e força para permanecer junto a nós e assim nos presentear cada vez mais com sua arte e talento.

“Black Escobar foi acumulando nos últimos anos, significativas marcas por colocá-lo entre os profissionais mais sérios e criativos e respeitados deste setor de produção artística, uma forma de reconhecimento ao mérito, trabalho e talento de quem tanto contribuiu nestas três décadas, para a renovação e o desenvolvimento da dança em Pernambuco” (Valdi Coutinho – crítico de teatro e dança do Diário de Pernambuco) .



Por Jackson Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário